Trabalho acontece das 8h às 14h como parte das atividades da Semana de Prevenção ao Câncer

Por: Noticias Digital – 07/11/2023 – fonte: https://www.campograndenews.com.br/

Dentista realiza atendimento de triagem em evento da Prefeitura (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), realizará o “Dia de Prevenção ao Câncer Bucal” na Praça Ary Coelho, nesta quarta-feira (8). O evento ocorrerá das 8h às 14h como parte das atividades da Semana de Prevenção ao Câncer.

Durante o evento, a população da Capital terá a oportunidade de passar por triagens e avaliações de lesões suspeitas, bem como receber orientações sobre a prevenção do câncer bucal.

De acordo com a Sesau, a ação visa facilitar o acesso aos serviços de saúde e sensibilizar a sociedade para a importância da prevenção, informando sobre como evitar ou reduzir a exposição aos fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento dessa doença.

A coordenadora da CRAO (Rede de Assistência Odontológica da Sesau), Christiane Saliba, enfatiza que o diagnóstico precoce é fundamental para tratar a doença. “É fundamental consultar um cirurgião-dentista regularmente. Assim, no caso de alguma lesão pré-cancerígena, o profissional poderá tratar a patologia de forma precoce, aumentando as chances de sucesso no tratamento.”

Além disso, durante todo o mês de novembro, as equipes de Saúde Bucal da Rede Municipal de Saúde estarão realizando ações de acolhimento aos usuários que desejem fazer exames clínicos de prevenção do câncer bucal.

A Semana de Prevenção ao Câncer Bucal conta com o apoio de várias entidades, como o CRO-MS (Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Uniodonto e SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Câncer bucal – De acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de boca é um dos tipos mais incidentes no Brasil, principalmente entre a população masculina. Apesar das estratégias de prevenção e diagnóstico precoce, a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.

O Brasil apresenta a maior taxa de incidência na América do Sul, com 3,6 casos por 100 mil habitantes, e a segunda maior taxa de mortalidade, com 1,5 mortes por 100 mil habitantes. Excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer bucal ocupa a oitava posição entre os tipos mais comuns de câncer. Na região Centro-Oeste, é o quinto câncer mais frequente entre homens (8,14 por 100 mil) e o 15º entre mulheres.

O Inca estima que haverá cerca de 15.100 novos casos de câncer bucal no Brasil entre 2023 e 2025, com um risco estimado de 6,99 casos por 100 mil habitantes, sendo 10.900 em homens e 4.200 em mulheres.

O tabagismo é apontado como o principal fator de risco, com um risco quase cinco vezes maior de adoecer entre fumantes em comparação com não fumantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *